O minuto
- A JHSF divulgou que R$ 6,6 bilhões (35,6%) de seus R$ 18,6 bilhões em ativos estão expostos a eventos climáticos extremos, principalmente tempestades e ventanias (37% da exposição), em seu primeiro relatório no padrão IFRS S1 e S2.
- A companhia estima perdas possíveis de R$ 119 milhões a R$ 263 milhões no curto prazo (até um ano), de R$ 325 milhões a R$ 721 milhões no médio prazo (dois a cinco anos) e de R$ 205 milhões a R$ 454 milhões no longo prazo (acima de cinco anos).
- A empresa afirma que suas estratégias de mitigação (monitoramento climático contínuo, manutenção preventiva, ajuste de coberturas de seguro) podem reduzir a exposição em até 90%, dependendo do horizonte temporal e do cenário.
Por que importa: O relatório da JHSF é uma das primeiras quantificações granulares de risco climático por ativo publicadas por uma empresa brasileira no padrão IFRS S2. O documento vai além da linguagem genérica de risco: atribui faixas monetárias de perda a perigos físicos específicos em horizontes temporais definidos. Com a CVM caminhando para a adoção obrigatória dos padrões IFRS S1 e S2, o caso antecipa o que o mercado deve esperar de empresas listadas com carteiras de ativos fixos e geograficamente concentrados.
O que a adoção do IFRS S2 muda na prática para empresas brasileiras
A Resolução CVM 193/2023 tornou a adoção dos padrões IFRS S1 e S2 voluntária a partir do exercício de 2024, com obrigatoriedade prevista para 2027. A JHSF está à frente do calendário, mas seu relatório ilustra o peso operacional do cumprimento. O padrão exige que as empresas identifiquem riscos físicos e de transição específicos, atribuam estimativas financeiras a cada um e expliquem a governança e a estratégia em torno deles. Para um grupo como a JHSF, com R$ 18,6 bilhões em ativos concentrados em São Paulo, isso significa análise de cenários climáticos vinculada a propriedades individuais, não apenas generalidades no nível do portfólio. Empresas que ainda não iniciaram esse mapeamento enfrentam um prazo apertado: construir a capacidade interna para avaliar, quantificar e divulgar a exposição climática nesse nível de detalhe não é tarefa de um trimestre.
O Banco Central já exige que instituições financeiras reportem riscos climáticos pela Resolução 139/2021 (o marco GRSAC), mas essa regulação mira bancos, não empresas operacionais de setores como imobiliário, hotelaria ou aviação. O mandato futuro da CVM estenderá expectativas semelhantes a todas as companhias abertas. A distância entre o que os bancos já reportam e o que empresas como a JHSF começam a divulgar voluntariamente mostra quanto do setor corporativo brasileiro ainda precisa construir do zero.
O que os números não respondem
O relatório da JHSF quantifica perdas potenciais, mas deixa perguntas importantes em aberto. A faixa de R$ 119 milhões a R$ 263 milhões de perda no curto prazo inclui interrupção operacional, danos à infraestrutura e custos emergenciais, mas a empresa não detalha quanto dessa faixa já está coberta por apólices de seguro existentes. A afirmação de que a mitigação pode reduzir a exposição em até 90% carece de detalhamento sobre como essa redução se distribui entre cenários e quais ativos são mais beneficiados. Sem essa granularidade, investidores não conseguem avaliar de forma independente o risco residual.
O relatório também não aprofunda os riscos de transição. A JHSF opera um aeroporto executivo (São Paulo Catarina) e um negócio de aviação. À medida que o Brasil implementa seus compromissos no âmbito do CORSIA (esquema internacional de compensação de carbono na aviação) e que mandatos de SAF (combustível sustentável de aviação) avançam globalmente, a estrutura de custos desse segmento pode mudar de forma relevante. O padrão IFRS S2 exige divulgação de riscos de transição ao lado dos riscos físicos, e relatórios futuros precisarão abordar exposição a precificação de carbono, mudanças regulatórias na aviação e o custo de descarbonizar operações de hotelaria de alto padrão.
Quem ganha e quem fica sob pressão
Empresas que se antecipam na divulgação IFRS S2, como a JHSF, se posicionam para tratamento preferencial em financiamentos vinculados a ESG e junto a investidores institucionais que filtram por transparência climática. Gestores de ativos brasileiros usam cada vez mais a divulgação climática como critério de seleção, e o calendário obrigatório da CVM vai criar uma divisão clara entre emissores preparados e despreparados. Do outro lado, empresas de média e pequena capitalização com exposição significativa a ativos físicos (shopping centers, logística, infraestrutura do agronegócio) enfrentam a maior pressão. Elas frequentemente não dispõem das equipes internas e dos orçamentos de consultoria necessários para produzir o tipo de análise baseada em cenários e por ativo que a JHSF publicou, e o prazo de 2027 não deixa muita margem para atraso.
Ainda não existe newsletter. Deixe seu e-mail e você será avisado no dia em que existir, antes de qualquer outra pessoa.